12 Alimentos Bom Para Memória e Concentração Que Você Deve Consumir Frequentemente!

Para um cérebro mais potente e saudável é muito importante uma alimentação equilibrada e rica em alimentos bom para memória.

É fato que os alimentos que ingerimos desempenham um papel em manter nosso cérebro saudável e podem melhorar tarefas mentais específicas, como memória e concentração.

Exatamente por isso, eu separei uma lista com os 12 melhores alimentos que quando consumidos regularmente podem trazer ótimos benefícios para a sua memória, como:

Além disso, todos esses alimentos quando consumidos regularmente também podem prevenir problemas, como:

  • Perda de memória;
  • Amnésia;
  • Demência;
  • Confusão;
  • Alteração de humor;
  • Excesso de ansiedade;
  • Excesso de estresse.

Por isso, leia todo esse artigo para saber o que comer para melhorar a memória e o aprendizado.

1- Linhaça

Linhaça

A linhaça é um alimento poderosíssimo e seu consumo pode trazer inúmeros benefícios para a saúde no geral.

A linhaça é um dos melhores alimentos para memória e concentração por ser rica em ômega-3, que contribuiu para uma memória mais ativa.

O ômega-3 da linhaça é essencial para o desenvolvimento e manutenção do tecido cerebral que estimula o cérebro.

2- Salmão

Salmão para memóriaAlém de reduzir as chances de problemas cardiovasculares, o consumo regular do salmão melhora o desempenho cognitivo e o funcionamento do cérebro, principalmente para recordar informações.

Isso significa que o salmão é um ótimo alimento para quem sofre com perda de memória recente ou para quem não consegue memorizar nada.

Tudo isso só é possível porque o alimento é rico em ômega-3, assim como a linhaça.

O salmão é um dos melhores alimentos que ajudam a memória e o aprendizado devido o ômega-3 que ajuda construir células cerebrais e nervosas, contribuindo para uma ótima saúde mental.

3- Ovo

Ovos

O ovo é um alimento importante em todas as alimentações, principalmente na alimentação para memória e concentração.

O ovo é importante para a memória porque é fonte de vitaminas B6 e B12, folato e colina que são nutrientes essenciais para uma saúde mental com mais foco e clareza.

A colina presente no ovo faz bem para o cérebro por ajudar na formação do neurotransmissor acetilcolina, que regulariza de maneira indireta a memória, a cognição e entra no controle da frequência cardíaca, da respiração e da atividade dos músculos.

4- Nozes

Nozes é um bom alimento para memória e concentraçãoComer nozes é bom para memória e concentração porque protege a função cognitiva e evita o envelhecimento do cérebro.

A combinação dos nutrientes das nozes, como gorduras saudáveis, antioxidantes e vitamina E protegem as membranas celulares dos danos dos radicais livres, ajudando a diminuir o declínio mental.

Se você busca alimentos para memória fraca e para ajudar na concentração para estudar, as nozes é uma excelente opção para você.

5- Mirtilo

Mirtilo

O mirtilo é um dos mais poderosos alimentos para turbinar a memória e o raciocínio.

Isso porque o alimento contém antioxidantes que atuam contra o estresse oxidativo e inflamação, condições que podem contribuir para o envelhecimento cerebral e doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Além disso, alguns estudos mostraram que o consumo de mirtilo pode ajudar a melhorar a memória e evitar a perda de memória de curto prazo.

Portanto, se você busca uma solução natural para memória, o mirtilo é uma ótima opção para você turbinar o desempenho do seu cérebro.

6- Abacate

Abacate

Além de fazer bem ao coração o abacate também pode fazer bem para a memória e concentração.

Seus nutrientes contribuem para o aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro, promovendo uma saúde mental muito mais produtiva, saudável e potente.

Além disso, a combinação dos nutrientes do abacate aumentam a capacidade de memória, melhorando o funcionamento do cérebro e aumentar a capacidade de concentração nos estudos.

7- Cúrcuma

Cúrcuma

Se você sofre com uma memória fraca e deseja ser mais inteligente, o consumo da cúrcuma pode estimular o fator neurotrófico derivado do cérebro, um tipo de hormônio do crescimento que ajuda as células do cérebro a crescer.

Além disso, a cúrcuma é um ótimo alimento contra a depressão já que seu consumo aumenta naturalmente a serotonina e a dopamina que são hormônios que melhoram o humor e a sensação de bem-estar.

8- Brócolis

Brócolis é um dos melhores alimentos para memória fracaO brócolis é um tipo de alimento que deveria estar na alimentação de qualquer pessoa. Isso porque seu consumo traz inúmeros benefícios para a saúde e para o cérebro.

Para o cérebro porque seus nutrientes possuem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes que protegem o cérebro contra danos.

O suco de brócolis é um excelente remédio caseiro para memória por estimular a função cerebral pois o brócolis é rico em magnésio, que é vital para o funcionamento do sistema nervoso e do cérebro.

9- Sementes de abóbora

Sementes de abóbora

As sementes de abóbora são ótimas para o cérebro por ser rico em ômega 3 e zinco, nutrientes essenciais em uma alimentação para memória e concentração.

As sementes de abóbora também contém poderosos antioxidantes que protegem o corpo e o cérebro dos danos provocados pelos radicais livres.

10- Laranja

Laranja é um dos melhores alimentos para ativar a memoriaAo decorrer do tempo, o declínio mental é um problema que afeta todas as pessoas e uma das melhores maneiras de reduzir ou prevenir esse problema é através da alimentação.

E um dos alimentos que não podem faltar em sua alimentação para memória é a laranja que é rica em nutrientes que protegem e turbinam o cérebro.

A vitamina C da laranja é um ótimo antioxidante que ajuda a combater os radicais livres que podem danificar as células cerebrais.

11- Chá verde

Chá verde é um bom alimento para memória

O chá verde é um dos melhores alimentos para memória e inteligência por aumentar a função cerebral.

Além disso, o chá verde é bom para o cérebro porque melhora o estado de alerta, desempenho, raciocínio e o foco.

Se você busca ter mais energia para estudar o cá verde é um ótimo aliado já que seu consumo aumenta a frequência das ondas alfa no cérebro e faz com que você tenha muito mais energia e disposição nos estudos.

12- Café

Café é um alimento que ajuda a memoria e o aprendizado

Assim como o chá verde, o café também aumenta a função cerebral.

A cafeína no café tem vários efeitos positivos no cérebro, como manter a mente mais em alerta, mais concentração e a melhora do humor.

Alguns estudos científicos também mostraram que beber café a longo prazo também está ligado a um risco reduzido de doenças neurológicas, como Parkinson e Alzheimer.

Paulista e apaixonada pela vida e pelas pessoas. Tenho 35 anos e sou nutricionista há mais de 11 anos. Adoro ler e escrever. Acredito seriamente que a informação sempre será a moeda mais valiosa do mundo. Mas para uma melhor compreensão das informações é necessário uma memória forte e saudável, capaz de trabalhar na mais alta performance possível com uma aprendizagem acelerada, sem esquecimentos. E exatamente por isso que criei esse site!